Existem 3 ótimas formas de construir um website. Eu vou te mostrar como começar da maneira correta.
Antes de irmos diretamente para a construção do seu site, tire alguns minutos para ter certeza que você está usando o melhor método para construí-lo.
Acredite em mim. Eu já fiz algumas migrações de site e gastei muito esforço que me custou meses e muito dinheiro.
Felizmente, existem apenas 3 boas formas de construir seu site. Só três.
Tome a decisão correta e tudo será mais fácil.
Respondendo as 2 perguntas abaixo, você saberá exatamente como construir seu site.
1 – Você irá vender produtos físicos em seu site?
Só existe uma maneira de criar sites de comércio eletrônico: Utilizando o Shopify. Em breve vou disponibilizar aqui um guia muito detalhado e totalmente gratuito sobre como criar um site de comércio eletrônico que o guiará por todas as etapas do processo.
2 – Você está falando sério sobre obter muito tráfego para seu site?
Passei toda minha carreira construindo sites, obtendo tráfego, otimizando funis de vendas, etc. É o que eu faço diariamente.
Mas…
Muitos sites não precisam de tráfego. Todas as estratégias sofisticadas são um exagero.
Para algumas empresas e projetos, tudo o que você precisa é de um site básico que forneça informações relevantes para pessoas que desejam aprender mais sobre você.
Sites de restaurantes são um exemplo perfeito. Eles precisam ter o nome, menu, horas, número de telefone e localização. É isso aí. Nenhuma estratégia de SEO sofisticada, funis de leads, hacks de crescimento viral. Nada disso importa. Um site básico e informativo é mais que suficiente para um restaurante.
Se você se enquadra nessa categoria, está com sorte. Você pode pular uma tonelada de coisas extras que eu sempre tenho que fazer e conseguir um site super fácil. Hoje em dia, existem muitos construtores de sites que podem oferecer a você um site novinho em folha que parece fantástico em questão de minutos.
Agora, digamos que você precise de muito tráfego. Fazer o que?
Bem, você precisará criar seu site no WordPress. Ainda é fácil de configurar por conta própria, você não precisará codificar nada. Mas não é tão simplificado quanto os construtores de sites. Ele vem com recursos extras que ajudam a criar tráfego. Então vale a pena o esforço nesse caso.
Se você precisar de tráfego, precisará do controle extra do WordPress.
Aqui estão suas duas opções:
Se sua empresa precisa de muito tráfego, use o WordPress . Nosso guia gratuito sobre como criar um site WordPress o guiará por tudo.
Se você precisar de um site informativo básico, use um construtor de sites como o Squarespace . Este guia detalha os melhores criadores de sites para você.
Vamos analisar todas essas opções em detalhes.
WordPress vs. Construtores de sites
Agora você tem uma escolha a fazer.
Você pode usar um construtor de sites ou criar o site você mesmo usando o WordPress .
Criadores de sites como o Wix tornam as coisas extremamente fáceis. Basta acessar o site, escolher um domínio disponível e usar o software para juntar tudo. Eles orientam você em cada passo.
Os criadores de sites são absolutamente perfeitos para:
- Restaurantes
- Negócios Locais
- Freelancers
- Sites de hobby
- Grupos de estudantes
- Projetos comunitários
- Sites “Resumo”
- Projetos de curto prazo
Sites como esses não precisam levar a sério as estratégias de criação de tráfego. Eles simplesmente precisam de um site que tenha algumas páginas quando as pessoas quiserem saber mais sobre o negócio ou projeto.
Os construtores de sites têm uma desvantagem. Eles não lidam com sites grandes e não possuem os recursos avançados necessários para criar grandes quantidades de tráfego. A maioria das empresas não precisa disso, então um construtor de sites básico é mais que suficiente. Você obterá mais valor da simplicidade e não notará a falta de recursos avançados. Você não precisará deles de qualquer maneira.
E o WordPress?
Quando faz sentido seguir a rota mais avançada?
Se você planeja criar um site grande ou sua empresa depende de muito tráfego para visitá-lo, use o WordPress.
O WordPress literalmente alimenta um terço da internet e por boas razões. Ele tem tudo o que você deseja quando leva a sério o seu site:
Configuração fácil, para que o site seja publicado rapidamente.
Manutenção contínua do desenvolvedor da empresa que mantém o WordPress, isso significa menos manutenção do desenvolvimento e custos mais baixos para você.
Completa flexibilidade e personalização. Com o tempo, você pode criar seu site da maneira que desejar.
É fácil o suficiente para que muitas pessoas da sua equipe possam fazer edições básicas no seu site com a ajuda de um desenvolvedor.
Ótimo SEO embutido. Como muitos sites grandes dependem do tráfego de mecanismos de pesquisa até certo ponto, geralmente escolhem o WordPress apenas para os recursos de SEO.
É completamente de código aberto, então você é proprietário do seu site e pode fazer o que quiser com ele.
O WordPress em si é gratuito. Tudo o que você precisa fazer é pagar pela hospedagem na web.
Portanto, o WordPress é gratuito, possui todos os recursos avançados necessários para criar grandes quantidades de tráfego e é totalmente personalizável. É por isso que é tão popular.
Mas comparado aos criadores de sites, o WordPress é mais complicado. Você precisa configurar a hospedagem na web, instalar o WordPress, configurar seu site usando o WordPress e encontrar o tema certo.
Às vezes, você pode facilmente fazer as alterações desejadas no seu site. Em outros casos, pode ser necessário editar o código do seu site ou ter um desenvolvedor para ajudá-lo.
Tudo se resume aos objetivos que você tem para o seu negócio.
Se você simplesmente precisar de um site básico com informações sobre sua empresa, use um construtor de sites, pois é muito mais fácil de usar.
Se você estiver construindo um site grande, use o WordPress, pois ele é completamente personalizável e possui os recursos avançados necessários.
WordPress vs. Outros sistemas CMS
Outro dia, fui a uma cervejaria com um amigo meu. Recentemente, ele havia vendido seu negócio de mídia, com milhões de visitantes por mês. Tinha uma ótima marca, um site enorme e muito tráfego.
A certa altura, ele mencionou “Você sabe, nós construímos todo o site no Drupal”.
Eu quase cuspi minha cerveja em cima dele. “Você fez o que?”
“Sim, todo o nosso site está no Drupal. Esse foi um dos meus maiores erros. ”
Cerca de uma década atrás, o WordPress tinha alguns grandes concorrentes. Drupal e Joomla foram os principais.
Foi nessa época que comecei minha carreira, fiz uma boa quantidade de migrações freelance do Drupal para o WordPress.
Mesmo naquela época, o WordPress era claramente a escolha superior. Todas as outras opções eram menos fáceis de usar, mais limitadas por recursos e não mantidas também. Essa lacuna só aumentou ao longo dos anos.
Hoje em dia, não há absolutamente nenhuma razão para considerar qualquer outro CMS além do WordPress. Todas as outras opções são piores. Meu amigo escolheu Drupal e ele se arrependeu profundamente, não cometa o mesmo erro que ele. Eu não tocaria pessoalmente em um site construído no Drupal ou no Joomla, iria embora no local.
E o WordPress.com?
É um pouco confuso, há o WordPress.com e o WordPress.org. Ambos são gerenciados pela mesma empresa.
O WordPress.org tem todo o material gratuito e de código aberto. Quando você se inscreve em um host e instala o WordPress, está usando o código do WordPress.org.
O WordPress.com , por outro lado, é o lado comercial dos negócios. Você pode usar o WordPress.com para configurar um site para você. É como obter o WordPress e um host ao mesmo tempo. Eles oferecem sites gratuitos com restrições e opções pagas.
Essa costumava ser uma ótima opção para quem queria uma opção mais fácil do que configurar seu próprio host e instalar o WordPress. Mas, ao longo dos anos, duas coisas importantes mudaram:
Todo host oferece uma instalação simples do WordPress agora.
Agora, os criadores de sites oferecem maneiras mais fáceis de criar sites e são mais fáceis que o WordPress.
Embora o WordPress torne os sites muito mais fáceis de gerenciar, pode ser muito complicado para algumas pessoas. A maior reclamação dos usuários é a dificuldade que algumas tarefas básicas exigem. Os criadores de sites, por outro lado, resolveram completamente esse problema.
Portanto, se você deseja uma maneira mais fácil de criar seu site, em vez de obter um host e instalar o WordPress, use um construtor de sites em vez do WordPress.com.
E ai, gostou do artigo? Deixei sua opinião nos comentários!